E-Tech 100% elétrico
tecnologia E-Tech 100% elétrica, uma expertise da Renault
Encontre respostas para todas as suas dúvidas sobre o universo da tecnologia Renault E-Tech 100% elétrico e sua condução.
Essas são as principais razões pelas quais você deve considerar migrar de um veículo a combustão para um veículo elétrico:
Dirigir um carro elétrico tem um grande diferencial quando falamos sobre conforto. Com uma recuperação mais flexível e dinâmica, sem odores, ruídos ou vibrações. Além disso, sua caixa de câmbio automática possibilita uma facilidade maior de utilização, exigindo menos movimentos durante a condução. De maneira geral, a direção em um veículo elétrico é mais tranquila e fácil.
Os carros elétricos são bem parecidos com os carros movidos a combustão em termos de confiabilidade. A Renault desenvolveu a tecnologia E-Tech 100% elétrico com base em sua experiência na F1 e com o apoio de suas equipes de engenharia, para torná-la o mais confiável possível:
A escolha de um carro elétrico depende de alguns fatores, em particular do número de quilômetros que você percorre diariamente, quais os ambientes de direção mais frequentes (urbanos, rodovias, etc.) e qual espaço interior e número de assentos que você precisa.
Caso você tenha costume de dirigir em rodovias, dê preferência para veículos com uma autonomia mais alta, pois altas velocidades aumentam o consumo de energia elétrica. Em contrapartida, uma autonomia maior será um critério menos importante para um motorista que faz viagens mais curtas em ambientes urbanos.
Sim, existem veículos elétricos tanto para uso pessoal quanto para uso profissional. Potência, conforto e espaço também estão presentes no nosso veículo elétrico utilitário, o Renault Kangoo E-Tech 100% elétrico, a união de sustentabilidade, versatilidade e muita inovação.
Como costuma acontecer com invenções de grandes dimensões, a invenção do veículo elétrico pode ser atribuída a várias pessoas, e não apenas uma. Existem alguns momentos-chave que nos ajudam a entender as origens dessa tecnologia:
A principal característica específica de um carro elétrico é o seu motor. Por ser um motor elétrico e não um motor a combustão, eles não são alimentos por por gasolina, etanol ou diesel, e sim pela eletricidade de uma bateria localizada no interior do veículo.
Sua potência e autonomia variam de acordo com o modelo. Por exemplo, o Renault Megane E-Tech 100% elétrico tem uma autonomia de até 337 km (no ciclo PBEV) e pode atingir até 220 cv. Além disso, existem outras características especiais que diferenciam os veículos elétricos dos veículos à combustão:
A autonomia da bateria depende do tipo de bateria, bem como do motor elétrico que a acompanha, e tem a capacidade expressa em kWh. Essa capacidade é semelhante à capacidade de um tanque de combustível. O motor elétrico utiliza mais ou menos a capacidade da bateria, dependendo do modelo do veículo, seu peso e seus opcionais. A autonomia também varia dependendo de outros fatores externos, como tipo de estrada, velocidade, temperatura e até estilo de direção.
Os veículos Renault E-Tech 100% elétricos estão equipados com um sistema de frenagem regenerativa, ou seja, quando o veículo desacelera ou freia, o excesso de energia é recuperado para alimentar a bateria e aumentar sua autonomia.
Os dispositivos eletrônicos têm um impacto mínimo na autonomia do seu Renault E-Tech 100% elétrico. Para otimizar sua autonomia diária, adote bons hábitos e desenvolva um estilo de dirigir mais relaxado e com eficiência energética.
Todos os veículos elétricos são adequados para dirigir na estrada. Porém, é importante que você tenha em mente alguns pontos que podem te ajudar a gerenciar a autonomia do seu veículo quando estiver fora de casa:
Por mais que seja muito simples dar partida em um carro elétrico, é essencial fazê-lo de maneira correta. Independente do seu modelo (chave de ignição ou botão start/stop), você precisa manter o pé no pedal do freio para iniciar a partida do motor. Você pode então tirar o pé do pedal e o veículo dará a partida silenciosamente. Por ser 100% elétrico, não fará barulho, mas seu painel confirmará que está ligado. Você não precisa usar a embreagem para avançar ou recuar; em vez disso, você deve usar a alavanca de seleção e o pedal do acelerador para indicar sua escolha. Pressione o freio para desacelerar ou parar completamente o carro. Após a partida, você pode desfrutar de uma direção flexível com retomada dinâmica e aceleração limpa e instantânea.
Sim. Na realidade, os motores dos carros elétricos atuais são tão potentes quanto os motores a combustão. Eles também têm uma maior capacidade de acelerar na partida e, portanto, oferecem saída mais precisa e suave. Nem todos os carros elétricos têm o mesmo equilíbrio de potência; tudo depende do tamanho do motor e da capacidade da bateria. Assim a potência depende do desempenho específico de cada modelo de veículo elétrico.
Existem 2 tipos de corrente elétrica: CA (corrente alternada) e CC (corrente contínua). Pontos de recarga convencionais, como os domésticos e públicos, normalmente oferecem corrente alternada. Enquanto pontos de recarga rápida, que podem ser encontrados em rodovias e na rede de concessionárias Renault, normalmente oferecem corrente contínua. A bateria de um veículo elétrico funciona com a corrente elétrica CC, sendo assim, a o carregador do veículo converte CA em CC quando o carro está conectado a um ponto de recarga convencional.
Como a maioria dos aparelhos elétricos que você tem em casa, um veículo elétrico é recarregado na rede elétrica com um cabo. Este cabo, que é fornecido com o carro, pode ser conectado a um ponto de recarga doméstico ou em um ponto de recarga público. Você pode carregar em uma tomada elétrica usando um cabo disponível opcionalmente.
O tempo de carregamento de um veículo elétrico depende de alguns fatores, entre eles:
Além disso, o tempo de carregamento de um veículo elétrico não é linear. Ele pode ser mais ou menos rápido dependendo do estado de carga da bateria e da temperatura do ambiente. Por exemplo, os últimos 20% de carga são os mais lentos para carregar. Por isso, é recomendado recarregar antes de cair abaixo do limite de 15% da bateria e não mais de 80% diariamente.
Você pode consultar os tempos de carregamento específicos de cada veículo elétrico Renault E-Tech 100% elétrico na página de carregamento.
O preço da recarga de um Renault E-Tech 100% elétrico depende de diversos fatores como, o modelo do veículo, o domicílio ou terminal em que será feito a recarga, e do preço da eletricidade em sua cidade e/ou município.
Para se calcular uma média de custo de carregamento é importante considerar as seguintes variáveis:
Em casa, é possível carregar um veículo elétrico o conectando a uma tomada doméstica (reforçada ou normal). Os carros Renault E-Tech 100% elétricos vem com cabos elétricos de série para carregamento em tomadas 110v ou 220v. Além disso, você também pode contar com o serviço Mobilize Power Solutions, que pode te ajudar na instalação de um ponto de carregamento doméstico.
Na rua, é cada vez mais comum encontrarmos pontos de recarga de veículos elétricos em shoppings, supermercados, concessionárias, estacionamentos e lojas. Além disso, a Renault tem a maior rede de concessionárias de carros elétricos do Brasil, onde você pode recarregar o seu veículo em qualquer uma delas.
Na estrada, você pode contar com o aplicativo Mobilize ChargePass, que conta com um planejador de rota para localizar as estações de carregamento mais próximas, além de definir a rota mais rápida até o local, reservar uma vaga para a recarga e facilitar o passe de cobrança para pagamento. Tudo de forma 100% online.
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A frequência de recarga de seu carro elétrico depende de vários fatores, entre eles:
Essas variáveis tornam difícil a sugestão de uma frequência “ideal” de recarga, porém, existem algumas dicas práticas que podem te ajudar a prever os tempos de carregamentos do seu veículo elétrico:
Nos dias de hoje, é cada vez mais simples encontrar pontos de recargas para veículos elétricos. As concessionárias Renault já estão preparadas e oferecem pontos de carregamento rápido. E a Renault também conta com o aplicativo Mobilize ChargePass que localiza a estação de recarga pública mais próxima disponível. No aplicativo é possível conferir o nível de energia, os preços de recarga e o tipo de tomada disponível. Siga o trajeto indicado e use seu passe para começar a recarregar na estação.
Além disso, frequentemente você irá encontrar as chamadas tomadas “públicas” em estacionamentos de shoppings ou centros comerciais, supermercados, na autoestrada e em algumas localidades especificas para isso.
A Renault conta com a Mobilize Power Solutions para te ajudar na instalação de um ponto de carregamento doméstico. Assim que você encomendar o seu Renault E-Tech 100% elétrico você já podem encomendar também a sua solução de carregamento, diretamente na concessionária.
A bateria dos veículos Renault E-Tech 100% elétricos com tecnologia de íons de lítio é a melhor do mercado e, por isso, não tem “efeito memória”. Isso significa que você pode recarregar conforme necessário, mesmo parcialmente, sem o risco de diminuir o desempenho. Porém, para otimizar seu tempo de recarga, principalmente em uma estação de recarga rápida, recomendamos que a recarrega do seu veículo seja feita apenas quando a bateria tiver menos de 20% de autonomia restante.
O custo da bateria de todos os veículos Renault E-Tech 100% elétricos já estão incluídos no preço de compra. A Renault ainda oferece uma garantia de 8 anos ou 120.000 km rodados, caso isso ocorra antes.
Os veículos Renault E-Tech 100% elétricos incluem baterias com garantia de 8 anos ou 120.000km, no caso do Kwid E-Tech 100% elétrico, e 160.000km no caso do Megane E-Tech 100% elétrico e do Kangoo E-Tech 100% elétrico (o que expirar primeiro). Deve-se notar que as baterias se degradam naturalmente, como acontece com qualquer dispositivo eletrônico equipado com uma bateria. Porém, em nossos modelos, as baterias têm a garantia de manter pelo menos 70% de sua capacidade inicial durante todo o período de garantia.
A importância do envelhecimento da bateria deve ser colocada em perspectiva. Através dos nossos mais de 10 anos de experiência com baterias de íons de lítio, oferecemos baterias que se degradam muito lentamente. Poucas vezes tivemos que trocar as baterias devido a perda de autonomia. Mas ainda assim, é recomendável carregar a bateria a 80% quando não precisar fazer viagens longas, pois isso pode prolongar a vida útil da bateria. A bateria deve ser deixada em um nível de carga intermediária (entre 30% e 80%) se o veículo for estacionado por longos períodos e se correr o risco de ser exposto a um calor significativo. Isso ajuda a melhorar a resistência da bateria ao longo do tempo.
Além disso, existem outras pontos que devem ser considerados quando falamos sobre envelhecimento da bateria:
As baterias de lítio são as mais eficientes do mercado e não têm efeito memória, ou seja, não viciam. Você pode carregar seu carro parcialmente a qualquer momento, sem prejudicar o desempenho.
A taxa de descarga diária da bateria é muito baixa e não representa um valor significativo. Ela só perde uma quantidade notável de carga caso o carro seja inutilizado por várias semanas.
Com menos peças a serem trocadas (filtros, velas de ignição, correias etc.) e menos tempo de manutenção exigida (adeus troca de óleo), você pode economizar até 50% nos custos de manutenção com um Renault E-Tech 100% elétrico, quando comparado com um veículo movido a combustível equivalente, dependendo do perfil de condução.
Os veículos Renault E-Tech 100% elétricos tem garantia de 3 anos.
O valor de seguro para veículos elétricos é muito próximo ao que o mercado opera para os veículos à combustão, não existindo grandes diferenças. Além disso, as empresas estão cada vez mais preparadas para atender ao segmento elétrico.
Revender um veículo elétrico pode ser mais fácil do que você imagina. Por possuir menores custos de manutenção, carregamento e redução de impostos, os carros elétricos acabam sendo mais econômicos do que veículos a combustão.
Além disso, conduzir um veículo elétrico geralmente é mais agradável, já que eles não emitem ruídos e odores, e apresentam respostas mais suaves e dinâmicas. Também podemos contar com o aumento significativo de estações de recarga, trazendo uma facilidade maior e fazendo com que os motoristas estejam cada vez mais interessados em veículos elétricos.
Com os veículos Renault E-Tech 100% elétricos, a manutenção é facilitada, sem necessidade de troca de óleo ou substituição de correia, e o mesmo se aplica a suas pastilhas e os discos de freio. A vida útil deles é significativamente mais longa porque a frenagem regenerativa permite usar o pedal do freio com menos frequência.
A Renault conta com o programa Revisão Preço Fechado também para os veículos elétricos. Com esse serviço o cliente já consegue saber o quanto vai gastar antes de encaminhar seu veículo à revisão, e isso é possível porque alguns serviços de manutenção executados durante a revisão têm seus preços tabelados em toda a rede de concessionárias Renault.
O valor tabelado da Revisão Preço Fechado contempla o pacote mínimo de manutenção considerado pela Renault, porém, durante a inspeção do veículo na concessionária podem ser identificadas outras necessidades de manutenção. A partir disso, fica a critério do cliente o aceite de itens adicionais oferecidos pela concessionária.
Assim como ocorre com os demais veículos da Renault, durante a execução do serviço da Revisão Preço Fechado são verificados diversos pontos de segurança no seu veículo elétrico. Entre eles estão itens de equipamentos e itens de carroceria, motor e transmissão, freios, suspensão e rodagem. Além disso, com um diagnóstico eletrônico que é exclusivo da rede de concessionárias Renault, é possível verificar todos os sensores eletrônicos do seu carro elétrico, permitindo a identificação de não conformidades durante o uso, além de atualizações com melhorias disponibilizadas pela fábrica. Nossa rede possui profissionais treinados de acordo com os padrões locais e da matriz, garantindo o melhor diagnóstico e qualidade na execução dos serviços.
Confira a lista com os principais itens verificados:
Equipamentos e Itens de Carroceria
1 Verificação da buzina
2 Verificação de todas as luzes de advertência do painel
3 Verificação do lavador e dos limpadores do para-brisa
4 Verificação do farol, lanterna e demais lâmpadas externas
5 Verificação do sistema de ventilação e saídas de ar
6 Verificação do sistema de ar-condicionado
7 Verificação dos cintos de segurança
8 Verificação dos mecanismos de abertura e fechamento dos vidros
9 Verificação dos mecanismos de abertura e fechamento das portas
10 Verificação da tampa de abertura de recarga da bateria
11 Verificação dos mecanismos de abertura e fechamento do capô
12 Verificação de avarias na carroceria
13 Verificação do estado da bateria de 12V e substituição nas revisões a cada 30.000km*
Motor e Transmissão
14 Verificação do volante e direção
15 Verificação do líquido de refrigeração do motor e troca do líquido nas revisões a cada 80.000km*
16 Verificação do filtro de ar-condicionado e substituição nas revisões a cada 10.000km*
17 Verificação da bomba de refrigeração do motor
18 Verificação da bomba de vácuo do motor
19 Verificação do motoventilador do motor elétrico
20 Verificação de desgaste ou danos na caixa de direção e barra de direção
21 Verificação da existência de vazamentos na transmissão
Freios
22 Verificação do freio de estacionamento
23 Verificação do pedal de freio
24 Verificação do nível do fluído de freio
25 Verificação do desgaste das pastilhas de freio
26 Verificação do desgaste dos discos de freio
27 Verificação dos cilindros e lonas de freio e substituição nas revisões a cada 40.000km* (se equipado)
28 Verificação do diâmetro dos tambores de freio e substituição nas revisões a cada 40.000km* (se equipado)
29 Verificação da tubulação do sistema de freio
Suspensão
30 Verificação dos amortecedores dianteiros e traseiros
31 Verificação da suspenção dianteira e traseira
Rodagem
32 Verificação das rodas
33 Verificação do estado e estrutura dos pneus
34 Verificação do desgaste e banda de rodagem dos pneus
35 Rodízio dos pneus
*quilometragem pode variar de acordo com modelo.
Em condições normais de uso, o plano de manutenção dos modelos Renault E-Tech 100% elétricos considera recomendável que se faça revisões uma vez por ano em nossa rede de oficinas. As revisões são essenciais para garantir a vida útil correta dos veículos, evitar incidentes e reparos onerosos.
A resposta é sim, de acordo com um estudo publicado em abril de 2020 pela T&E (Transport&Environnement), uma organização europeia que reúne cerca de cinquenta ONGs ambientais. Este estudo analisa veículos a diesel, a gasolina e elétricos em vários cenários diferentes. Seja qual for o cenário, a conclusão é a mesma: veículos elétricos emitem menos CO₂, e na melhor das hipóteses, até 81% menos.
Embora seja verdade que fabricar um veículo elétrico tem um impacto de carbono mais pesado do que fabricar um veículo movido a combustão, uma vez em circulação, suas emissões de CO₂ são zeradas e suas emissões de outras partículas são baixas, diminuindo a pegada de carbono de um veículo elétrico ao longo de sua vida útil.
A resposta para essa pergunta é primeiro sim, mas depois não. Sim, porque sua fabricação tem um impacto de carbono maior do que o dos veículos térmicos. Mas depois não, porque as únicas partículas poluentes que eles liberam em circulação são provenientes dos freios e da abrasão dos pneus. Se considerarmos o ciclo de vida completo de um veículo elétrico, podemos dizer que eles poluem até 81% menos que os carros a combustão.
Com a linha Renault E-Tech 100% elétrico, estamos comprometidos em reduzir nossa pegada de carbono. Combinando inovação e desempenho, o motor dos veículos elétricos ajudam nesse objetivo com zero emissão de CO2 ao dirigir. Mesmo quando se leva em conta a fabricação da bateria e a produção de eletricidade durante a vida útil do veículo, os motores elétricos ainda superam os veículos movidos a combustível.
Todo o ecossistema dos veículos E-Tech 100% elétricos foi cuidadosamente projetado, desde a fabricação até a reciclagem do veículo e sua bateria. Além disso, o Grupo Renault excede a regulamentação em vigor durante a fabricação de seus veículos elétricos para:
Sim, em primeiro lugar, porque existe uma obrigação legal de o fazer, mas também porque a Renault vê a reciclagem da bateria como uma escolha lógica.
Naturalmente, nossas baterias são projetadas com o ciclo de vida completo em mente. Nossa meta global para 2030 é produzir cerca de 70% de nossas baterias usando materiais estratégicos (níquel, cobalto, lítio etc.), provenientes de baterias recicladas em fim de vida. O Grupo Renault, com seu projeto de Re-Factory já está bem à frente de seus concorrentes nesse quesito.
1ª vida: no coração dos nossos veículos.
A bateria será mantida até que sua capacidade não seja mais suficiente para manter o veículo funcionando corretamente (menos de 70% de sua capacidade inicial).
2ª vida: um novo propósito.
Quando a bateria cai abaixo de 70% de sua capacidade inicial, ela ainda pode ser útil. Pode ser reempregado em outros campos de mobilidade elétrica ou para sistemas de energia solar ou eólica.
3ª vida: recuperação de componentes.
6 a 10 anos depois, a bateria é enviada para reciclagem para que possam ser recuperados diferentes elementos (níquel, cobalto, lítio, etc.). O objetivo é reciclar até 95% de seus componentes ao final de sua terceira vida.
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