Precisa de mais informações sobre o sistema multimídia R-LINK 2?
Bluetooth®, Android Auto™ e Apple Carplay™, Coiote e serviços conectados, aplicativo MY Renault, atualizações e navegação, etc. Confira nossas respostas para suas perguntas frequentes.
Abaixo estão as etapas a seguir para parear seu telefone Android com o R-LINK 2:
Para parear a partir do seu iPhone, estas são as etapas a seguir:
Aqui estão as etapas a seguir para parear seu Windows Phone com o R-LINK 2:
Para usar a opção de streaming de multimídia pelo Bluetooth® do seu iPhone, você precisa primeiro transferir para o seu iPhone pelo menos um arquivo de áudio (podcast ou música, gratuito ou pago) do catálogo da Apple Store usando o software iTunes.
Depois de concluída essa operação, conecte seu telefone via Bluetooth® ao R-LINK 2 e vá ao menu "Multimídia". A opção Bluetooth® estará acessível e agora você pode ouvir música.
Etapa 1: Verifique se o telefone está pareado corretamente com o sistema R-LINK 2. Para fazê-lo, vá para a seção "Telefone" no menu principal, clique em "Configurações", verifique se o botão Bluetooth® está ativado e se o telefone está ativo na lista de dispositivos (o ícone "Telefone" deve estar selecionado em vermelho).
Obs.: Se você tiver problemas para parear seu telefone, consulte na seção de Perguntas Frequentes "Não consigo parear meu telefone com o R-LINK 2" na mesma seção de ajuda.
Etapa 2: Para fazer uma ligação, vá ao menu do telefone e aperte "Contatos". Seus contatos são automaticamente importados para a tela do R-LINK 2. Selecione o contato para o qual deseja ligar e aperte o número para fazer a ligação.
Obs.: Se sua lista de contatos estiver vazia na tela do R-LINK 2, apesar de ter concluído corretamente o processo de pareamento, verifique no telefone se seus contatos estão armazenados na memória do telefone e não no cartão SIM. Os contatos devem ser armazenados no telefone e não no cartão SIM para que possam aparecer na tela do R-LINK 2.
Etapa 1: Verifique se o telefone está pareado corretamente com o R-LINK 2. Para fazê-lo, vá para a seção "Telefone" no menu principal, clique em "Configurações", verifique se o botão Bluetooth® está ativado e se o telefone está ativo na lista de dispositivos (o ícone "Telefone" deve estar selecionado em vermelho).
Obs.: Se você tiver problemas para parear seu telefone, consulte na seção de Perguntas Frequentes "Não consigo parear meu telefone com o R-LINK 2" na mesma seção de ajuda.
Etapa 2: Quando o telefone estiver pareado com o sistema R-LINK 2, vá para o menu multimídia e clique em "Mídia". Escolha como fonte de áudio "Bluetooth®" e selecione a música no seu telefone.
Etapa 1: Você pode estar com um problema de pareamento de Bluetooth®. Para ter certeza que seu telefone está pareado, vá para a seção Telefone no menu principal, clique em Configurações, verifique se o botão Bluetooth® está ligado e se seu telefone está ativado na lista de dispositivos: o ícone "Telefone" deve estar selecionado em vermelho.
Obs.: Se você tiver problemas para parear seu telefone, consulte na seção de Perguntas Frequentes "Não consigo parear meu telefone com o R-LINK 2" na mesma seção de ajuda.
Etapa 2: Se o telefone estiver pareado corretamente, mas você ainda não conseguir fazer ligações, verifique se seus contatos estão armazenados diretamente no telefone e não no cartão SIM.
Os contatos devem ser armazenados no telefone e não no cartão SIM para que possam aparecer na tela do R-LINK 2.
Obs.: Se ainda assim não for possível fazer ligações, pode haver um problema de compatibilidade específico e sugerimos que você ligue para o Atendimento ao Cliente. Para ajudar a resolver melhor o problema encontrado, indique que você já seguiu as etapas acima.
Etapa 1: Se você tiver problemas para parear seu telefone com o R-LINK 2, siga nossos procedimentos de pareamento (para iPhone, Android e Windows Phone) que você encontrará na mesma seção de ajuda.
Etapa 2: Se o processo de pareamento ainda não estiver funcionando, verifique a compatibilidade online aqui
Para iniciar um teste, você precisa saber:
Etapa 3:
Se você não encontrar resultados positivos em nosso teste de compatibilidade on-line ou não conseguir encontrar suas versões na lista:
A atualização dos seus sistemas pode corrigir o problema e permitir parear o telefone. Caso contrário, entre em contato com o Atendimento ao Cliente e indique que você já seguiu as etapas acima para ajudar a resolver o problema.
Se o resultado do teste de compatibilidade on-line for positivo, significa que o processo de pareamento deveria funcionar e pode haver um problema mais específico. Entre em contato com o Atendimento ao Cliente e indique que você já seguiu as etapas acima para que possamos ajudá-lo da melhor maneira possível.
Como habilito o reconhecimento de voz do Android Auto™? Talk to Google™.
Método 1: Aperte e mantenha apertado o botão "Push To Talk" localizado no volante até ouvir um sinal sonoro.
Método 2: Dê um toque no ícone "Microfone" localizado no canto superior direito da tela do Android Auto™. Isso provocará um sinal sonoro.
Método 3: Diga as palavras "OK Google", o Android Auto™ emitirá um sinal sonoro.
Você pode fazer várias perguntas e controlar certos aplicativos vocalmente, como fazer uma ligação, tocar música, enviar e responder a mensagens de texto, usar mapas e receber itinerários, criar lembretes etc.
Observação: As ligações telefônicas funcionam pelo sistema de áudio do carro usando o R-LINK 2. No entanto, o reconhecimento de voz pode não passar pelo sistema de áudio ao conectar-se ao Android Auto. O smartphone pode ser a fonte do problema. Se for o caso, entre em contato com o atendimento ao usuário do fabricante do seu smartphone.
1. No seu telefone
2. No carro
Obs.: Recomenda-se que você use um cabo USB da mesma marca que o smartphone para evitar qualquer problema. O telefone não pode ser usado durante a conexão.
Para verificar se seu veículo é compatível*:
*Disponível em alguns modelos. Para obter mais informações sobre cada modelo Renault equipado, entre nas páginas dos veículos em nosso website: https://www.renault.fr/vehicules/vehicules-particuliers.html
Para usar o Android Auto™, você deve ter um telefone equipado com Android versão 5.0 (Lollipop) ou superior.
A Renault testa uma gama de telefones para verificar a compatibilidade. Esta gama inclui alguns modelos equipados com Android 5.0 ou superior que não são compatíveis com o Android Auto™ para R-LINK Evolution.
Na seção do manual do usuário abaixo, na página de ajuda, você verá a lista de aparelhos testados pela Renault Engineering em formato PDF.
Obs.: Para garantir a compatibilidade do seu smartphone com o sistema Android Auto™, recomendamos instalar todas as atualizações de software disponíveis.
O Android Auto™ vem com 4 aplicativos nativos:
Na Google Play Store, você pode instalar aplicativos adicionais que sejam compatíveis com o Android Auto™, como WhatsApp™ ou Spotify™.
Para ver a lista de aplicativos compatíveis, acesse este link: g.co/androidauto.
Obs.: Apenas os aplicativos certificados pela Google e baixados em seu smartphone podem ser usados no Android Auto™ com o carro em movimento.
Abaixo, você encontrará a lista de controles compatíveis com o Android Auto™:
Método 1:
Método 2:
Se você deseja combinar o Android Auto™ e o R-LINK 2 na mesma tela:
Você pode exibir o aplicativo de música de sua escolha (Spotify, Google Music) no Android Auto™ e no sistema de navegação do R-LINK 2. Ou você pode exibir a navegação do Android Auto™ (Maps) enquanto ouve a sua estação de rádio FM no sistema R-LINK 2.
Obs.: Duas funções semelhantes não podem ser ativadas ao mesmo tempo. Você não pode ativar simultaneamente o Maps no Android Auto™ e a navegação do sistema R-LINK 2.
Ativar o reconhecimento de voz Siri™:
Método 1: Aperte e mantenha apertado o botão "Push To Talk" localizado no volante.
Método 2: Aperte e mantenha apertado o botão "Início" localizado no canto inferior esquerdo da tela do Apple CarPlay™.
Você pode fazer várias perguntas e controlar certos aplicativos vocalmente, como fazer uma ligação, tocar música, enviar e responder a mensagens de texto, usar mapas e receber itinerários, criar lembretes etc.
Exemplo: "Ligar para 'nome do contato'", "Enviar mensagem para 'nome do contato'", "Leve-me até 'endereço'", etc.
Observação: As ligações telefônicas funcionam pelo sistema de áudio do carro usando o R-LINK 2. No entanto, o reconhecimento de voz pode não passar pelo sistema de áudio ao conectar-se ao Apple CarPlay™. O smartphone pode ser a fonte do problema. Se for o caso, entre em contato com o atendimento ao usuário do fabricante do seu smartphone.
1. No carro
Quando seu veículo estiver parado, conecte o cabo USB. Se o iPhone estiver bloqueado, o R-LINK 2 pedirá que você o desbloqueie. A Apple recomenda o uso do cabo certificado para evitar a desconexão ou outros problemas.
2. Em seu iPhone
Se seu iPhone estiver bloqueado, ele pedirá para autorizar o CarPlay™ for R-LINK.
3. No carro
Clique no botão "Apple CarPlay™" localizado na parte inferior central da tela e acesse a página inicial do Apple CarPlay™. Seu iPhone ainda pode ser usado, mesmo que esteja conectado com o cabo USB.
Observação: se o Wi-Fi e o Bluetooth® estiverem desativados, o iPhone sugere ativá-los ou conectar o cabo USB. No entanto, o Apple CarPlay™ só consegue funcionar com o cabo USB. Então toque "apenas USB" no seu iPhone.
Para verificar se seu veículo é compatível*:
*Disponível em alguns modelos. Para obter mais informações sobre cada modelo Renault equipado, entre nas páginas dos veículos em nosso website: https://www.renault.fr/vehicules/vehicules-particuliers.html
Para usar o Apple CarPlay™, você deve ter um iPhone 5 ou modelo posterior e iOS versão 7.1 ou superior.
Na seção do manual do usuário abaixo, na página de ajuda, você verá a lista de aparelhos testados pela Renault Engineering em formato PDF.
Obs.: Para garantir a compatibilidade do seu smartphone com o sistema Apple CarPlay™, recomendamos instalar todas as atualizações de software disponíveis.
O Apple CarPlay™ vem com 5 aplicativos nativos:
Na App Store, você pode instalar aplicativos adicionais que sejam compatíveis com o Apple CarPlay™ como Audiobooks™, Spotify™ ou Deezer™.
Para ver a lista de aplicativos compatíveis, acesse este link: https://www.apple.com/br/ios/carplay/.
Obs.: Apenas os aplicativos certificados pela Apple e baixados em seu smartphone podem ser usados no Apple CarPlay™ com o carro em movimento.
Para voltar do Apple CarPlay para o R-LINK 2?
Método 1:
Método 2:
Se você deseja combinar o Apple CarPlay™ e o R-LINK 2 na mesma tela:
Você pode exibir o aplicativo de música de sua escolha (Spotify™, Google Music™) no Apple CarPlay™ e no sistema de navegação do R-LINK 2. Ou você pode exibir a navegação do Apple CarPlay™ (Maps) enquanto ouve a sua estação de rádio FM no sistema R-LINK 2.
Obs.: Duas funções semelhantes não podem ser ativadas ao mesmo tempo. Você não pode ativar simultaneamente o Maps no Apple CarPlay™ e a navegação do sistema R-LINK 2.
Seu R-LINK 2 permite o uso de um cartão SIM. Para se beneficiar de aplicativos e serviços conectados, você precisa ativar o R-LINK 2.
Obs.: Mais informações sobre compartilhamento estão disponíveis no botão "Ajuda".
Obs.: Na parte superior da tela, um símbolo de rede exibido acima de um carro indica que o seu R-LINK 2 está conectado. Por outro lado, na parte superior da tela, um X exibido acima de um carro, em vez do símbolo de rede, indica que o seu R-LINK 2 não está conectado.
Primeiro salve os dados do R-LINK 2 num pendrive. Para fazê-lo:
Obs.: Não há mensagem confirmando que a transferência de dados foi concluída.
Sincronização de produtos:
Como baixar os produtos.
Obs.: O R-LINK 2 Toolbox é compatível com o Windows 7, 8, 8.1, 10 e OS 10.7 a 10.11 no Mac.
Atualização em seu veículo:
Verificando a instalação do Coyote Series
Você pode transferir seu pacote Coyote Series para um Renault equipado com o mesmo sistema R-LINK 2.
Obs.: Ambos os veículos devem estar registrados na sua conta MY Renault.
Obs.: Uma vez a solicitação de transferência confirmada, a operação não poderá ser cancelada. Não é mais possível transferir um pacote do veículo de destino para o veículo de origem.
Os pacotes que contêm o TomTom Live ou o TomTom Traffic não são transferíveis porque estão vinculados apenas à assinatura do veículo.
Se o Coyote Series não estiver mais funcionando, pode ser que sua versão de avaliação de três meses tenha vencido.
Você pode verificar se o seu contrato ainda está ativo na R-LINK Store. (Consulte a seção de Perguntas Frequentes "Como faço para acessar a R-LINK Store?" se precisar de ajuda).
Na R-LINK Store, vá para a seção "Meus aplicativos e serviços" para ver o status dos seus contratos de serviços conectados.
Se sua versão de avaliação de três meses expirou, você pode estendê-la comprando a versão completa disponível na seção Catálogo.
Se você tem um contrato ativo, mas o seu Coyote ainda não está funcionando, verifique no seu carro se o compartilhamento de dados está ativado no seu sistema R-LINK 2: Menu principal / Serviços / Configurações / Compartilhamento de dados. O compartilhamento de dados precisa ser ativado para o Coyote poder funcionar.
Se o problema persistir, ligue para o Atendimento ao Cliente para obter ajuda e informe que você já seguiu esse procedimento.
Para ativar a versão de avaliação gratuita de 3 meses do Coyote Series, a conectividade do seu carro deve estar ativada.
Para saber se o seu carro está ativo, verifique no seu sistema R-LINK 2 se o botão "Ativar meus serviços" aparece na parte inferior da tela no menu principal.
Se o botão aparecer, clique nele e siga as instruções para ativar a conectividade. Quando esse processo estiver concluído, sua versão de avaliação gratuita de 3 meses da Série Coyote estará funcionando em 72 horas.
Você encontrará o aplicativo Coyote na seção "Meus Apps".
Se o botão não aparecer no menu principal, significa que a conectividade do seu carro já está ativa e que a versão experimental de três meses do Coyote Series está funcionando.
Para verificar se o seu carro está conectado, veja se o ícone de conectividade está ativo.
Caso contrário, clique no botão "Conectar" na parte inferior do menu principal e siga as instruções. A ativação da conectividade do seu carro pode levar até 72 horas.
Se o botão de conexão não aparecer, significa que sua conectividade já está ativada, mas que o parâmetro de compartilhamento de dados está desativado. O compartilhamento de dados precisa ser ativado para que seus serviços conectados funcionem.
Para ativar o compartilhamento de dados, vá ao menu principal / Apps / Privacidade.
Agora seu carro está conectado e você pode desfrutar de todos os seus serviços. Consulte a seção de Perguntas Frequentes "Por que ativar a conectividade?" para obter mais informações.
Ao ativar a conectividade do seu carro você poderá usar serviços como:
Para verificar se sua conectividade está ativa, consulte na seção de Perguntas Frequentes "Meu carro está conectado?"
Você pode desativar/ativar o compartilhamento de dados sempre que desejar na seção de serviços do seu R-LINK 2: menu principal / Apps / Privacidade.
Obs.: Os serviços conectados (Coyote, TomTom Traffic, etc.) precisam de um parâmetro de compartilhamento de dados para funcionar.
Você pode instalar o Highway Services na R-LINK Store integrada no seu R-LINK 2:
Etapa 1: Comprar:
Etapa 2: Salve os dados do R-LINK 2 num pendrive.
Obs.: Não há mensagem confirmando que a transferência de dados foi concluída.
Etapa 3: Sincronização do aplicativo no R-LINK 2 Toolbox
Todos os veículos com a versão MID ou HIGH do sistema multimídia R-LINK 2.
Não há restrições na versão do software.
É necessária conectividade digital proporcionada pelo pacote "TomTom TRAFFIC and Connectivity".
Na versão atual, o Highway Services funciona na rede de autoestradas SANEF/SAPN.
O respeito à proteção de dados pessoais constitui um valor ético do Grupo RENAULT, conforme a Política do Grupo para a proteção de dados pessoais.
Saiba mais clicando no seguinte link: Dados pessoais do Highway Services.
Para acessar a R-LINK Store e todo o seu conteúdo pela primeira vez, siga as etapas abaixo:
ETAPA 1: Comece criando sua conta MY Renault
Obs.: Sua senha protege o acesso à sua conta. Mantenha-a em lugar seguro.
Obs.: Se não houver e-mail de ativação em sua caixa de entrada, verifique sua pasta de spam.
ETAPA 2: Registre seu veículo Renault em sua conta MY Renault
Para gerenciar o conteúdo do seu R-LINK 2, siga as etapas abaixo:
Etapa 1: Salve os dados do R-LINK 2 num pendrive.
Obs.: Não há mensagem avisando que os dados foram salvos.
Etapa 2: Atualização e sincronização de seus produtos
Para adicionar conteúdo gratuito ou pago ao seu R-LINK (serviços, aplicativos, mapas):
Etapa 1: Selecione um aplicativo na conta "MY Renault"
Etapa 2: Salve os dados do R-LINK 2 num pendrive.
Obs.: Não há mensagem confirmando que a transferência de dados foi concluída.
Etapa 3: Sincronização do aplicativo no R-LINK 2 Toolbox
A R-LINK Store permite executar várias ações:
Criar uma conta MY Renault permite que você desfrute de todos os serviços do seu carro:
Para criar uma conta no MY Renault, clique aqui.
Para atualizar o seu R-LINK 2 e o conteúdo (sistema, mapas, aplicativos):
Etapa 1: Comece por salvar os dados do seu R-LINK 2 num pendrive
Obs.: Não há mensagem avisando que os dados foram salvos.
Etapa 2: Sincronize os dados coletados (cópia) na R-LINK Store
Etapa 3: Atualização do sistema e/ou dos mapas
Etapa 4: Download
Etapa 5: Instale as atualizações no seu R-LINK 2
Obs.: No caso de uma atualização do sistema, o R-LINK 2 será reiniciado.
Para iniciar a Navegação por GPS na sua página inicial do R-LINK 2, clique em "Menu", aperte "Navegação" e depois "Destino". Se você deseja acessar um destino específico, clique em "Endereço" e digite:
Aperte "Selecionar" e a navegação começará após alguns segundos.
Obs.: Você pode encontrar todos os seus destinos anteriores e pontos de interesse próximos (postos de gasolina, estacionamentos etc.) no menu de Destino.
Para continuar o processo, você precisa de um pendrive (vazio e de 8 GB no mínimo) e um computador com acesso à Internet.
Etapa 1: Cópia digital do seu sistema - No seu carro
Etapa 2: Baixar um novo mapa - No seu computador
Obs.: Dependendo do tamanho dos mapas e da sua conexão com a Internet, o download pode demorar algum tempo.
Etapa 3: Instalação do novo mapa no seu R-LINK 2 - No seu carro
Obs.: Não use o seu sistema R-LINK 2. Deixe o motor ligado durante a operação de instalação.
Se o seu TomTom Live Traffic não estiver funcionando corretamente, pode ser que o período de avaliação gratuita de três anos tenha vencido.
Você pode verificar se o seu contrato ainda está ativo na R-LINK Store (consulte na seção de Perguntas Frequentes "Como faço para acessar a R-LINK Store?" se precisar de ajuda).
Na R-LINK Store, vá para a seção "Meus aplicativos e serviços" para ver o status dos seus contratos de serviços conectados.
Se o contrato do seu TomTom Live Traffic venceu, você poderá estendê-lo comprando a versão completa disponível na seção "Catálogo".
Se você tem um contrato ativo, mas mesmo assim seu TomTom Live Traffic não está funcionando, verifique no seu carro se o compartilhamento de dados está ativado no sistema R-LINK 2: menu principal / Apps / Privacidade. O compartilhamento de dados precisa estar ativado para que o TomTom Live Traffic funcione.
Se o problema persistir, tente atualizar o software e as versões do mapa na R-LINK Store na seção "Atualizações". (Consulte na seção de Perguntas Frequentes "Como atualizo meus mapas?" se precisar de ajuda).
Se o problema persistir, ligue para o Atendimento ao Cliente para obter ajuda e informe que você já seguiu esse procedimento.
Nossos vídeos tutoriais
Precisa de uma ajudinha? Nossos vídeos tutoriais estão disponíveis para guiá-lo em cada etapa.
Consulte nossos guias do usuário
Quer saber mais?