A história por trás do design de som com Jean-Michel Jarre

Episódio 4: a revelação

jmj-1

Design

O artista, compositor, pioneiro em eletrônica e aficionado por tecnologia, Jean-Michel Jarre, une forças com a Renault e com a equipe de design de som da Ircam com o objetivo de desenvolver dois tipos de som para os futuros veículos elétricos da marca: VSPs (Aviso Sonoro para Pedestres) e a sequência de Boas-Vindas (reproduzida assim que o motorista entra no carro).

 

A série sobre a história por trás do design de som mostra o projeto em desenvolvimento, assim como a contribuição de Michel Jarre – como artista e engenheiro. Ela também destaca a incrível aventura que foi o projeto, além dos objetivos e desafios durante a contagem regressiva para revelar os sons que irão incrementar o novo modelo elétrico da Renault.

 

O primeiro dos quatro episódios - A conversa – fala sobre como o projeto é uma oportunidade única para a marca Renault ressaltar sua identidade através dos sons de seus veículos.

O Youtube está desativado. Aceite os cookies para acessar o conteúdo do vídeo.

VSPs precisam de certificação oficial antes de serem utilizados em veículos elétricos, e o laboratório que realiza esses testes na França é o UTAC, em Montlhéry, sul de Paris. Foi lá que Louis-Ferdinand Pardo, especialista em acústica e experiência a bordo do Grupo Renault, suspirou de alívio assim que o veredito chegou: o som desenvolvido pela sua equipe junto com Jean-Michel Jarre e a Ircam, e depois selecionado para o aval de Luca de Meo, recebia o selo de aprovação. A equipe já estava familiarizada com exigências de certificação, e a Renault já havia começado a desenvolver o primeiro VSPs para o veículo ZOE há cerca de uma década atrás, mesmo assim, essa foi uma conquista e tanto para eles.

 

Então veio a reta final: a apresentação para Luca de Meo com o VSP e o som da sequência de Boas-Vindas dos futuros carros elétricos da Renault. Com um detalhe: o áudio tem que estar sincronizado até o último milésimo de segundo com a animação de vídeo na tela.

Alt Image C29

“A sequência de Boas-Vindas no veículo é uma música de verdade, uma criação autêntica. Assim como o VSP, nós nos debruçamos sobre a ideia que queríamos transmitir, quais sensações queríamos que o som trouxesse à tona.”

Jean-Michel Jarre - Artista, compositor e Autor

Nos dois casos, as escolhas principais que Jean-Michel Jarre e as equipes de design de som haviam feito foram aprovadas. Todos tinham motivo de estarem orgulhosos: a colaboração foi um sucesso! A seguir, o grand finale: os sons serão revelados no Salão Internacional do Automóvel em Munique, no dia 4 de setembro, quando o novo Scénic E-Tech elétrico será revelado ao mundo.


Sem dúvida, em 2024, todos nós poderemos ouvir o som criado por Jean-Michel Jarre para o novo Scénic E-Tech e para outros modelos ao passearmos pelas ruas. Essa assinatura sonora única se tornará uma marca reconhecida na paisagem sonora das nossas cidades em breve.

 

Até lá, Jean Michel Jarre, junto às equipes da Ircam e do Grupo Renault, estarão de volta ao trabalho em outros projetos. A colaboração entre o artista e a marca está só começando.

Veja também

Veja o primeiro episódio

A história por trás do design de som com Jean-Michel Jarre - Episódio 1: a conversa

Episódio 1
Episódio 2
Episódio 3
Veja o primeiro episódio

A história por trás do design de som com Jean-Michel Jarre - Episódio 1: a conversa

jmj-1
Episódio 1