segurança automotiva da Renault
programa human first
garantindo a segurança de todos na estrada
Compartilhamento de dados, testes de falha, exercícios em larga escala, a Renault está comprometida em reduzir o número e a gravidade dos acidentes.
O “Programa Human First”, desenvolvido em conjunto com pesquisadores, especialistas e bombeiros, tem apenas um objetivo: melhorar a segurança de todos os usuários na estrada todos os dias.
Em 2025, a Renault leva a segurança um passo adiante com a iniciativa de Patente Universal com a abertura de suas patentes de segurança para concorrentes.
até
13
sistemas avançados de assistência ao motoristano Brasil, para Renault Kardian
mais de
2,000
patentes de segurança registradasdesde 1969, pelo Renault Group ao redor do mundo
mais de
5,000
bombeiros treinadosem 21 países ao redor do mundo
Dentro da estrutura do programa Human First, a Renault uniu forças com os irmãos Naudet, produtores de documentários premiados sobre o 11 de setembro e o incêndio de Notre Dame, para destacar e expressar visualmente a estreitíssima colaboração entre o Grupo e as equipes de segurança rodoviária. Essa aliança entre engenharia e P&D constitui uma aventura incrível dedicada à "Hora de Ouro", os preciosos minutos em que os socorristas têm uma chance maior de salvar vidas.
treinamento de bombeiros
Único fabricante no mundo a ter nomeado um bombeiro em tempo integral no departamento da engenharia e a colaborar regularmente com equipes de resgate rodoviário, a Renault treinou 5.000 bombeiros de 21 países ao redor do mundo em apenas alguns anos! Novos cursos já estão planejados na Europa e na América Latina.
Qrescue Renault : economizando tempo para os serviços de emergência
Com um código QR no para-brisa e na janela traseira, o QRescue Renault proporciona aos bombeiros acesso imediato à 'folha de resgate' do veículo.
Ele fornece aos bombeiros todas as informações necessárias para permitir que trabalhem de maneira eficiente e segura. Isso pode economizar quase 15 minutos preciosos quando se trata de cuidar das vítimas na Hora de Ouro*.
*Janela de tempo de emergência quando os pacientes devem receber atendimento definitivo ao trauma
Fireman Access
Embora nossas baterias de alta tensão sejam projetadas para garantir que não se deteriorem por nenhuma causa intrínseca, é sempre possível acontecer um incêndio causado por razões externas. Caso o fogo se alastre para a bateria, o Fireman Access -uma inovação da Renault permite que os bombeiros direcionem o jato da mangueira diretamente para o coração da bateria permitindo que os incêndios nas baterias sejam extintos em menos de 10 minutos, em comparação com uma média de 4 horas para outros fabricantes. Isto poupa aproximadamente 42.000 litros de água por intervenção e, mais importante ainda, um tempo crucial para os socorristas. Em 2025, a Renault dá um passo em frente na segurança com a iniciativa de patente universal, abrindo as suas patentes de segurança aos concorrentes
SD Switch
Para evitar qualquer risco para os bombeiros durante uma chamada, o “SD Switch” desliga imediatamente a bateria da rede de alta tensão.
Em 50 anos, a Renault ajudou a dividir por 5 o número de vítimas nas estradas. Para melhorar continuamente a segurança de todos, os especialistas do LAB (Laboratório de Acidentes e Biomecânica) e os 600 engenheiros e técnicos inovam sem parar. Ao todo, mais de 2 mil patentes foram registradas e foi desenvolvida uma variedade de soluções tecnológicas de ponta, como o Fireman Access e o SD Switch.
sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS)
Os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) são sistemas inteligentes que usam tecnologias avançadas (radares, câmeras, inteligência artificial etc.) para ajudar os motoristas em suas viagens.
E, no entanto, 67% dos motoristas não usam sistemas de assistência ao motorista, a menos que sejam ativados automaticamente (estudo SSHRC de 2019)*. A Renault está trabalhando para reverter essa tendência.
*Aviso de saída da pista, assistência de manutenção na pista, piloto automático adaptativo inteligente, piloto automático/limitador de velocidade
sistemas de retenção
Apenas 25% das crianças usam o cinto de segurança corretamente (10% não usam)*: é por isso que a Renault equipa os seus veículos com sistemas de retenção inovadores para melhorar a segurança dos passageiros.
*Estudos naturalistas/projetos europeus/estudo belga da IBSR
carro seguro
52% dos acidentes fatais por excesso de velocidade envolvem pessoas com menos de 35 anos¹. Ao limitar o limite de velocidade, a Renault incentiva os jovens motoristas a dirigir com mais cuidado², ajudando a salvar vidas e a tornar as estradas mais seguras para todos.
¹em rodovias com pedágio. fonte: ASFA, para o período de 2019-2023
²52% dos acidentes fatais por excesso de velocidade envolvem pessoas com menos de 35 anos
o futuro da segurança na Renault
A política de segurança rodoviária da Renault se divide em 5 áreas: aumento da conscientização, prevenção, correção, proteção e resgate. As inovações surgem constantemente, por exemplo, Safety Score, Safety Coach e Safety Guardian, que devem revolucionar a segurança ao volante.